Revista LitCult – Vol.13 - 1º semestre – 2017



OS TEXTOS DE APRESENTAÇÃO DE JORGE AMADO: UMA LISTAGEM BIBLIOGRÁFICA – Rodrigo Conçole Lage





                               

                                                                  Rodrigo Conçole Lage

                                                                                  Universidade do Sul de Santa Catarina

 

Sumário: O objetivo desse trabalho é apresentar uma listagem bibliográfica dos prefácios e demais textos de apresentação publicados pelo escritor Jorge Amado. Com esse objetivo, dêscutimos na primeira parte as limitações das demais bibliografias e o aspecto complementar da que organizamos. Na sequência, apresentamos a nossa bibliografia.

 

Palavras-chave: Jorge Amado, Literatura Brasileira, Bibliografia, Pesquisa Documental.

 

Abstract: This paper presentes a bibliographical review of prefaces and other introductory texts written by the Brazilian author Jorge Amado. Firstly, we approach the limitations of the existing bibliographies on this subject, then we discuss the complementary aspect of the one we organized. Lastly, we present our bibliography.

 

Key-words: Jorge Amado, Brazilian Literature, Bibliography, Documentary Research.

 

Minicurrículo: Graduado em História pelo Centro Univesitário São José de Itaperuna, é especialista em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Tem artigos e resenhas nas áreas de História e Literatura publicados em revistas acadêmicas. Também publicou algumas traduções em revistas acadêmicas digitais e artigos no jornal Poiésis. É professor de História da SEEDUC (Secretaria de Estado de Educação).

 


 

OS TEXTOS DE APRESENTAÇÃO DE JORGE AMADO:

UMA LISTAGEM BIBLIOGRÁFICA

                               

                                                                  Rodrigo Conçole Lage

                                                                                  Universidade do Sul de Santa Catarina

 

Introdução

O estudo da vida e obra de muitos escritores brasileiros possui um grande obstáculo: a ausência de bibliografias que contenham da forma mais completa possível uma relação de todos os seus escritos. Diante dessa dificuldade, decidimos contribuir nessea área por meio de uma nova bilbiografia de Jorge Amado que trata de uma parte de sua obra que tem recebido pouca atenção, e que não pode ser negligenciada por todos que desejam estudá-lo.

A obra de um escritor não é composta apenas dos livros publicados ou textos de jornais e revistas. Ela inclui tudo o que o autor escreveu (textos inéditos, cartas, rascunhos, anotações, entre outros). Assim, um gênero textual muitas vezes ignorado também faz parte dela: o texto de apresentação. Ele pode estar elaborado, por exemplo, na forma de um prefácio, posfácio, de um apresentação, uma introdução, orelha do livro ou estar na contracapa de um livro ou LP (discos), entre outras formas.

O objetivo de nosso trabalho é apresentar uma nova bibliografia destes textos visando a preencher as lacunas existentes nas que já existiam. A pesquisa em sites da internet como, por exemplo, o Google, Google Books e o da Estante Virtual foram fundamentais para a elaboração dessa bibliografia.

 

1- Os textos de apresentação de Jorge Amado: um exame da questão

Ao longo de sua vida, Jorge Amado produziu um número desconhecido de textos de apresentação. A falta de uma listagem do próprio autor ou de maiores referências torna impossível saber com exatidão seu número. No livro Jorge Amado: 80 anos de vida e obra (1992) foi publicada uma pequena listagem na qual muitos textos não foram incluídos, inclusive de autores nela presentes. Em 2009, no Catálogo de acervo de documentos da Fundação Casa de Jorge Amado, foi apresentada uma nova listagem na qual constam alguns prefácios que não foram incluídos na anterior (quatro no total), e que foram aqui incluídos. O objetivo dessa nova bibliografia aqui apresentada é complementá-las. Além disso, em acréscimo, indicamos o gênero do texto produzido. Nossa bibliografia é formada, em sua maior parte, de textos publicados no Brasil. Novas pesquisas, em outros países, poderão complementá-la.

A listagem inclui textos para livros de ficção, não ficção, poesia, catálogos de arte e LPS. Ela está organizada na ordem alfabética pelo fato das anteriores terem adotado o mesmo critério. A primeira bibliografia é composta de 163 livros. A segunda repete algumas referências da anterior e acrescenta quatro novos textos, que foram incluídos aqui. A que apresentamos contém 105 novas referências que, somadas aos quatro já citados, possui um total de 109 títulos.  Temos, portanto, um acréscimo de pouco mais de 62% em relação aos 167 textos anteriormente conhecidos. Os novos textos se dividem em:

 

Prefácio: 69

Apresentação: 14

Introdução: 9

Texto de Contracapa: 9

Orelha: 5

Prólogo: 2

Texto sem classificação: 1

 

Deve-se destacar também o fato de que essa nova bibliografia inclui a apresentação de seis LPs, algo inexistente nas anteriores. Tal fato nos permite conjecturar que outros trabalhos possam ter sido produzidos para eles sem que tenhamos quaisquer referência. Essa possibilidade abre espaço para futuras pesquisas sobre a questão. Portanto, não se pode descartar a idéia de que pesquisas ulteriores poderão complementar o trabalho aqui apresentado. Apresentamos, a seguir, a nova bibliografia.

 

2- Bibliografia dos textos de apresentação de Jorge Amado

  1. ALVES, Castro; MARTINS, Aldemir. O navio negreiro. Com apresentação de Jorge Amado e prefácio de Antônio Cândido. São Paulo: Studioma, 1992.
  2. ALVES, Leopoldo. Histórias e estórias do caixeiro viajante. Introdução de Jorge Amado. Salvador: Editora: Contemp., s.d.
  3. AMADO, Jorge. Dona Flor e seus dois maridos. Prefácio à tradução chinesa. Trad. Sun Cheng’au. Yunnan: Editora Povo de Yunnan, 1987.
  4. ANGELO, Decânio Filho. A herança de mestre Bimba: filosofia e lógica africanas da capoeira. Apresentação de Jorge Amado e Esdras Magalhães dos Santos. Salvador: [s.n.]. Edição do autor.
  5. ANÍSIO, Chico. A Curva do Calombo. Prefácio de Jorge Amado. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974.
  6. ANTÔNIO, João. Dedo-duro. Orelha de Jorge Amado. Rio de Janeiro: Record, 1982.
  7. ARAÚJO, Emanuel. Noite dos gatos. Apresentação de Jorge Amado. Salvador: Onile, 13 de setembro de 1968.
  8. ARAUJO, Murillo. Poemas completos (vol. 1). Introdução de Jorge Amado. Rio de Janeiro: Pongetti, 1960. 3 v.
  9. BACELAR, Maria de Lourdes. Na sombra e no silêncio. Prefácio de Jorge Amado. Bahia: Imprensa Vitória, 1944.
  10. BARRETO, Benito. Plataforma vazia. Orelha de Jorge Amado. Belo Horizonte: Itatiaia, 1962.
  11. BERIMBAU, Luis; TAVARES, Ildásio. Os Orixás. Contracapa de Jorge Amado. Rio de Janeiro: Som Livre, 1978. 1 LP
  12. BITTENCOURT, Milton da Silva (Zé Trindade). O poeta Zé Trindade. Apresentação e prefácio de Jorge Amado. Capa de Carybé. [s.l.]: J. Ozon Editor, [1965].
  13. BOAVENTURA, Edivaldo Machado. Gente da Bahia.  Prefácio de Jorge Amado.  Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.
  14. BRAGA, Roberto. Almanaque amor. Apresentação de Jorge Amado. Rio de Janeiro: Antares; [Brasília]: INL (Instituto Nacional do Livro), 1984.
  15. BRANDÃO, Darwin; SILVA, Motta. Cidade do Salvador, caminho do encantamento. Prefácio de Jorge Amado. Companhia Ed. Nacional, São Paulo, 1958,
  16. CALASANS NETO, José (José Júlio de Calasans Neto). Apresentação de Jorge Amado. Salvador: Macunaíma, 1964.
  17. CAYMMI, Dorival. Contracapa de Jorge Amado. Rio de Janeiro: Odeon, 1972. 1 LP.
  18. Clube da gravura de Porto Alegre e Bagé. Gravuras gaúchas: 1950-1952. Prefácio de Jorge Amado. Rio de Janeiro: Editora Estampa, 1952.
  19. CONY, Carlos Heitor. JK: memorial do exílio. Prefácio de Jorge Amado. Rio de Janeiro: Edições Bloch, 1982.
  20. CORDEIRO, João. Prefácio de Jorge Amado. Rio de Janeiro: Calvino Filho, 1934.
  21. CARYBÉ (Hector Julio Páride Bernabó). Painel dos orixás. Textos de Jorge Amado e Waldeloir Rego. Fotografias de Voltaire Fraga. Programação visual de Emanoel Araújo. Salvador: Banco da Bahia, 1971 (1ª ed. preto e branco) e 1979 (2ª ed. colorida).
  22. CARYBÉ (Hector Julio Páride Bernabó). As setes portas da Bahia. Prefácio de Jorge Amado. Rio de Janeiro: Record, 1976.
  23. CARYBÉ (Hector Julio Páride Bernabó). Cipó – usos e costumes da Bahia. Apresentação de Jorge Amado e texto do escritor Rubem Braga. São Paulo: Raízes, 1981.
  24. CARYBÉ. Pinturas: têmperas e óleos, desenhos, esculturas. Apresentação Jorge Amado. São Paulo: MASP, 1989.
  25. CARVALHO, Jehová de. Um passo na noite. Prefácio de Jorge Amado. Salvador: Mensageiro da Casa Grande, 1969.
  26. CARVALHO, Walter Campos de. Obra reunida. Prefácio de Jorge Amado. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1995.
  27. CASTRO, Silvio. Memorial do Paraíso. Introdução de Jorge Amado. Porto Alegre: L&PM, 1999.
  28. CASTRO, Ferreira de. A Selva. Prefácio de Jorge Amado. São Paulo: Editorial Verbo, 1972.
  29. CAVALCANTI, Ricardo. A História Natural do amor. Prefácio de Jorge Amado. São Paulo: Editora Gente, 1995.
  30. CERECEDO, Miguel Bustos. Cuando éramos niños. Prólogo de Jorge Amado, México: Talleres Gráficos de la SEP, 1958.
  31. CHALLITA, Mansour. A literatura árabe: fonte de beleza e de sabedoria. Prefácio de Jorge Amado. Capa de Milton Ribeiro. s.l. [Rio de Janeiro]: Pongetti, s.d.
  32. CHONCHOL, Rosane. O rabino e o psicanalista. Prefácio de Jorge Amado. Rio de Janeiro: Memórias Futuras, s.d.
  33. COQUEIJO, Carlos. Mais dias menos dias. Prefácio de Jorge Amado. Salvador: Itapuã, 1972.
  34. COSTA, Dias da. Mirante dos aflitos. Prefácio de Jorge Amado. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1960.
  35. COSTA, Haroldo. Fala, crioulo. Prefácio de Jorge Amado. Rio de Janeiro: Record, 1982.
  36. COSTA, Sosígenes. Poesia completa. Ilustrações de Aldemir Martins, estudos introdutórios, rodapés e glossário de José Paulo Paes e prefácio de Jorge Amado. Salvador: secretaria da Cultura e turismo, Conselho estadual de Cultura, 2001.
  37. FERNANDO, Coelho. Salvador: guia de cheiros, caminhos e mistérios. Apresentação de Jorge Amado. São Paulo: Estudio F, 1993.
  38. FINKELSTEIN, Lucien. Brasil naïf – Arte naïf: testemunho e patrimônio da humanidade. Prefácio de Jorge Amado. 1ª ed. Rio de Janeiro: Novas Direções, 2001.
  39. FINAMOUR, Jurema. China sem muralhas. Prefácio de Jorge Amado. Rio de janeiro: Prado, 1956.
  40. GALLO, Nelson. O sorriso do cacau. Prefácio de Jorge Amado. Itabuna: Edições Gabriela, 1964.
  41. GATTAI, Zélia. Anarquistas, graças a Deus. Prefácio de Jorge Amado. Rio de Janeiro: Record, 1979.
  42. GATTAI, Zélia. Crônica de uma namorada. Prefácio de Jorge Amado. Rio de Janeiro: Record, 1995.
  43. GATTAI, Zélia. A casa do Rio Vermelho. Orelha de Jorge Amado, retirada de seu livro de Navegação de cabotagem. Rio de Janeiro: Record, 1999.
  44. GUERRA, Guido. As aparições do Dr. Salu. Prefácio de Jorge Amado. Bahia: Mensageiro da Fé, 1978.
  45. HANSEN, Karl Heinz. Flor de São Miguel. Introdução de Jorge Amado. Salvador: Livraria Progresso Editora, 1957.
  46. JÚNIOR, Juracy Magalhães. Luta da minha geração. Prefácio de Jorge Amado e Jânio Quadros. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 1963.
  47. LACERDA, Carlos. Piano de informal e bossa. Capa desenhada por Carybé, contracapa assinada por Jorge Amado. Salvador: JS Discos, s.d. 1 LP.
  48. LAVRENEV, Boris. Vento. Tradução e prefácio de Jorge Amado. São Paulo: Brasiliense, 1945.
  49. LEITE, Carlindo. Prelúdio, coral e fuga. Prefácio de Jorge Amado. Salvador: Federação Bahiana;São Paulo: Editora do Escritor, 1983.
  50. LONA, Fernando. O romance desastroso de Josiano e Mariana ou A gesta do Boi Menino. Prefácio de Jorge Amado. Nova York: McGraw-Hill, 1977.
  51. LONA, Fernando. Quincas Berro D’água, de Jorge Amado. Contracapa de Jorge Amado. Sãoi Paulo: Philips, 1972. 1 LdP.
  52. LOPES, Carlos Herculano. O sol nas paredes. Contracapa de Jorge Amado. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora do Autor, 1980.
  53. LOUZEIRO, José. Luzes da consagração. Orelhas de Jorge Amado. Rio de Janeiro: Europa, 2008.
  54. LAVRENEV, Boris. Vento – novela russa. Tradução e prefácio de Jorge Amado. São Paulo: Brasiliense, 1945.
  55. MACEDO, Nertan. O padre e a beata: vida do padre Cícero. Prefácio de Jorge Amado. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1969.
  56. MAIA, Vasconcelos. Histórias da gente baiana. Prefácio de Jorge Amado. São Paulo: Cultrix, 1964.
  57. MAIOR, Mário Souto. Dicionário do palavrão e termos afins. Contracapa de Jorge Amado. Rio de Janeiro: Record, 1990.
  58. MARTINS, Aldemir. Apresentação de Jorge Amado. São Paulo: Civilização Brasileira, 1964.
  59. MEIRA, Marcelo Suppa. Algo amarelo à minha esquerda. Prefácio de Jorge Amado. Rio de Janeiro: Cátedra, 1983.
  60. MELO, Arnon Afonso de Farias. Os sem trabalho da política. Prefácio de Jorge Amado. Rio de. Janeiro: Flores & Mano, 1931.
  61. MOREIRO, José María. Eu, Miguel Torga. Prefácio de Jorge Amado. Miraflores: Difel, 2001.
  62. MOREL, Edmar. A marcha da liberdade. Prefácio de Jorge Amado. Petrópolis: Vozes, 1987.
  63. MORENO, Tatti. Orixás. Apresentação de Jorge Amado. F. Valdemiro M. Gomes, Salvador, 1987.
  64. MOURA, Clóvis. Espantalho na feira. Prefácio de Jorge Amado. São Paulo: Editora Fulgor, 1961.
  65. NADIR, Chems. O astrolábio do mar. Prefácio de Jorge Amado. São Paulo: Editora Ática, 1983.
  66. NAMORA, Fernando. O trigo e o joio. Prefácio de Jorge Amado. São Paulo: Círculo do Livro, 1973.
  67. NASCIMENTO, Paulo César. Mundo jovem. Prefácio de Jorge Amado. São Paulo: Círculo do Livro, 1979.
  68. NERUDA, Pablo. Vinte poemas de amor e uma canção desesperada. Prólogo de Jorge Amado. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1946.
  69. NETO, Mario Cravo. Prefácio de Jorge Amado. São Paulo: Raízes, 1980.
  70. NEVIEROF, Alexander. A cidade da fartura. Tradução e prefácio de Jorge Amado. Brasiliense Limitada, 1945.
  71. NUNES, Maria Conceição. Teu rosto de bem-me-quer. Contracapa de Jorge Amado. Salvador: Editora Itapuã, 1978.
  72. OGNEV N. O diário de Costia Riabtsev. Tradução e prefácio de Jorge Amado. São Paulo: Brasiliense, 1945.
  73. OLINTO, Antônio. Prefácio de Jorge Amado. 2ª ed. São Paulo: Nórdica, 1981.
  74. OLIVEIRA, Raimundo Falcão de. Pequena Bíblia de Raimundo de Oliveira. Xilogravuras. Org. Julio Pacello. Prefácio de Jorge Amado. São Paulo: Lia Cesar, 1966. 10 lâms. color.
  75. ORICO, Oswaldo. A vida imita os contos. Prefácio de Jorge Amado. Rio de Janeiro: Record, 1995.
  76. OXOSSI, Camafeu de. Berimbaus da Bahia. Contracapa de Jorge Amado. São Paulo: Continental, 1968. 1 LP.
  77. PAIM, Alina Leite. Sol do meio-dia. Rio de Janeiro: Edições ABL, 1961.
  78. PASTINHA, Vicente Ferreira. Capoeira Angola. Orelha de Jorge Amado. [s.I]: Gráfica Loreto, 1964.
  79. PEREIRA, João Baptista Borges. Siamo tutti oriundi! A Presença Italiana no Brasil. Prefácio de Jorge Amado. São Paulo: Parmalat, 1991.
  80. POPOVIC, Dragiš Eanes entre o ontem e o amanhã. Prefácio de Jorge Amado. Trad. Carlos Alberto Sá Faria. Lisboa: Nova Nórdica, 1986.
  81. PÔRTO, Sérgio. As Prefácio de Jorge Amado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.
  82. QUEIROZ, Paulo Peltier de. Politica agrícola e legislação agrária: novos agricultores – sim! favelização do campo – nunca! Introdução de Jorge Amado. Rio de Janeiro, Sociedade Gráfica Vida Doméstica, 1987.
  83. QUEIROZ, Walter. Filho do povo. Contracapa de Jorge Amado. São Paulo: Phillips, 1977. 1 LP.
  84. RAMOS, Graciliano. Viagem: Tcheco-Eslováquia-URSS. Obra póstuma. Prefácio de Jorge Amado. 14ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1984.
  85. RAMOS, Saulo. Fora da lei. Prefácio de Jorge Amado. São Paulo: Leya, 2012.
  86. RIBEIRO, João Ubaldo. Setembro não tem sentido. Prefácio de Jorge Amado. Rio de Janeiro: José Álvaro Editor, 1968.
  87. SANTOS, Deoscóredes Maximiliano dos (Mestre Didi). Yorubá tal qual se fala. Prefácio de Jorge Amado. Bahia: Tipografia Moderna, 1950.
  88. SANTOS, Deoscóredes Maximiliano dos (Mestre Didi). Contos negros da Bahia. Nota introdutória de Antonio Olinto, desenhos e capa de Carybé. Introdução de Jorge Amado. Rio de Janeiro: Edições GRD, 1961.
  89. SANTOS, Deoscóredes Maximiliano dos (Mestre Didi). Contos negros da Bahia e contos de Nagô. Prefácio de Jorge Amado. Salvador: Corrupio, 2003.
  90. SARNEY, José. Capitaine de la mer océane. Tradução de Jean Orecchioni. Prefácio de Jorge Amado. Paris: Hachette, 1997.
  91. SAVARY, Olga. Prefácio de Jorge Amado. Xilogravuras de Calasans Neto. Salvador/São Paulo: Edições Macunaíma/Massao Ohno Editor, 1979.
  92. SILVEIRA, Breno; CORREA, Viriato; LESSA, Orígenes. Grandes vocações. Vol. 1. Prefácio de Jorge Amado. São Paulo: Donato, s.d.
  93. SILVEIRA, Walter da. Fronteiras do cinema. Prefácio de Jorge Amado. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 1966.
  94. SMARCEVSKI, Lev. Graminho: a alma do saveiro. Prefácio de Jorge Amado. Salvador: Odebrecht, 1996.
  95. SOUSA, Albano Neves e. Angola a branco e preto. Prefácio de Jorge Amado. s/e. Luanda: Edições Lello, s/d.
  96. SOUZA, Luiz Ademir Cerqueira. Apresentação de Jorge Amado. Salvador: Editora Mensafé, 1973.
  97. SOUZA, Márcio. L’Empereur d’Amazonie. [Galvez, Imperador do Acre]. Tradução Béatrice de Chavagnac. Prefácio de Jorge Amado. Paris: Lattès, 1983.
  98. TAVARES, Ildásio. Apresentação de Jorge Amado. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1974.
  99. TAVARES, Odorico. Livro de Luciano. Capa e ilustrações de Calasans Neto. Prefácio de Jorge Amado. Salvador: Edições Macunaíma, 1976?
  100. TÁVOLA, Artur da. Mevitevendo: crônicas. Prefácio de Jorge Amado. 4ª ed. Rio de Janeiro: Salamandra, 1977.
  101. TOLEDO, J. Flávio de Carvalho – o comedor de emoções. Prefácio de Jorge Amado. São Paulo: Brasiliense/Unicamp, 1994.
  102. TOKUNAGA, Naoshi. Rua sem sol. Tradução e prefácio de Jorge Amado. Brasiliense Limitada, 1945.
  103. TORGA, Miguel. Portugal. Prefácio de Jorge Amado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.
  104. VERGER, Pierre. Retratos da Bahia. Prefácio de Jorge Amado e Carybé. Salvador: Corrupio, 1980.
  105. VERGER, Pierre. Ewé: o uso das plantas na sociedade iorubá. Prefácio de Jorge Amado. São Paulo, Companhia das Letras, 1995.
  106. VERGER, Pierre. Ewé: Le verbe et le pouvoir des plants chez les yorùbá (Nigéria – Benin). Prefácios de Theodore Monod e Jorge Amado. Paris, Maisonneuve & Larouse, 1997.
  107. WAINER, Samuel. Minha razão de viver: memórias de um reporte. Introdução de Jorge Amado. Rio de Janeiro: Record, 1988.
  108. WARD, Nacle (Trad.). Antologia de contos brasileiros em árabe. Apresentação de E. Simões de Paula. Introdução de Shaker Mustafa. Prefácio de Jorge Amado. São Paulo: Safady, s.d.
  109. WERNECK, Leny. Zás! Prefácio de Jorge Amado. São Paulo: Salamandra, 1990.

 

Referências:

FRAGA, Myriam (Org.). Fundação Casa de Jorge Amado: catálogo do acervo de documentos. vol. 1. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado, 2009. Disponível em: <http://www.jorgeamado.org.br/?page_id=172>.

RUBIM, Rosane; CARNEIRO, Maried. Jorge Amado: 80 anos de vida e obra. Subsídios para pesquisa. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado, 1992.



Voltar ao topo